O mercado já antecipou muita coisa positiva do cenário pós-covid, diz gestor

POR MZK INVESTIMENTOS | 14 de julho de 2020

14
jul

Para o sócio da Blueline Asset, Fabio Akira, há menos espaço para valorização de ativos dentro deste cenário

Foto: Getty Images

Do pior momento de queda da bolsa em março, devido às incertezas da pandemia de covid-19, até agora, o Ibovespa já voltou a se valorizar 57%. Os juros também entraram em uma nova onda de cortes que já está quase no final.

Por esse tipo de movimentação, o sócio da gestora Blueline Asset, Fabio Akira acredita que o mercado tenha antecipado muitos dos ganhos esperados para o período pós-covid.

“O cenário continua favorável, do ponto de visto de fundamentos. A tese da reabertura econômica prevalece sobre a tese de segunda onda do coronavírus. Só que a gente acha que vai ser muito volátil mercado já antecipou muita coisa positiva. Acho que o mercado precisa de uma história nova para dar uma rodada nova de recuperação e de aumento nos preços”, afirma em live do evento virtual Expert XP, ao lado de Renato Junqueira, gestor da Gap Asset, e de Marco Mecchi, gerente de porfólio da MZK Investimentos.

Não é que não haja espaço para ganhos dentro deste ciclo. Ele apenas deverá ser menor do que se viu até agora. Para Akira, há ainda muito valor em diversos setores e a aposta da gestora é na aquisição de ativos com volatilidade mais baixa.

Isso vale não só para o Brasil, mas para outros países onde a gestora aporta investimentos.

“As bolsas americanas e europeias devem continuar com boa performance nos próximos meses, talvez não tão rápido como que vimos nesses últimos meses. Em questão de Brasil, acredito que não vá ter mais nenhum corte na taxa de juros, porque internamente estamos com um crescimento do país melhor que a média de mercado”, completa Mecchi, da MZK Investimentos.

Os investimentos na curva de juros foram estratégias adotadas pela Gap Asset, logo no início da pandemia. Eles apostaram em mercados que tinham mais espaço para corte das taxas e, assim, obter ganho com a valorização de títulos comprados antes da queda de prêmio.

Mas a partir de agora, a estratégia terá de ser diferente. A renda fixa, onde se ganha majoritariamente com a oscilação de juros, deve perder cada vez mais espaço para a renda variável.

Nas últimas semanas, a maioria das bolsas do mundo operou em alta, mesmo que a economia mundial ainda esteja nos primeiros passos em direção à reabertura.

O mercado se firma em promessas de vacina para se manter otimista e, dessa forma, antecipa ganhos que na prática só serão vistos daqui a alguns meses.

“Estamos num momento de recuperação. O mercado sempre olha pra frente, então estamos chegando num momento em que se consegue visualizar o desenvolvimento de uma vacina. Você já começa a enxergar uma luz no fim do túnel em relação à pandemia”, afirma Junqueira.




  • Share: